FORMAÇÃO PSICANALÍTICA
NO INSTITUTO DE PSICANÁLISE DA SBPGOIÂNIA
O processo de formação de um psicanalista é complexo e exigente.
As condições para requerê-la incluem a inscrição do pretendente junto à secretaria da SBPGoiânia, comprovando a sua formação completa em nível superior, qualquer que seja a área de sua especialidade.
O processo seletivo inclui 3 (três) entrevistas de seleção feitas por uma comissão de analistas didatas distintos.
Sendo aprovado, o pretendente deverá iniciar sua análise didática pessoal com analista didata da sua escolha, com 4 (quatro) sessões semanais e permanecer em análise durante todo o período da Formação.
Nesse tempo, o pretendente será convidado para assistir às aulas especiais sobre a Psicanálise, curso de duração de 1 ano, com aulas quinzenais.
Após esse período, 3 (três) novas entrevistas serão realizadas e, assim, o pretendente poderá ou não ser aceito como Analista em Formação.
Iniciado o curso de Formação Psicanalítica, com duração de 8 (oito) semestres letivos, o Analista em Formação deverá também fazer supervisões oficiais do seu trabalho em consultório, sendo a primeira com 80 (oitenta) horas de duração e a segunda com 100 (cem) horas de duração, atendendo seus pacientes 3 (três) ou 4 (quatro) vezes por semana.
Ao final da 1ª Supervisão Oficial com duração de 80 (oitenta) horas e tendo o seu relatório aprovado por uma comissão de 3 (três) didatas e o apresentado à SBPGoiânia, o Analista em Formação pode iniciar a 2ª Supervisão Oficial com 100 (cem) horas de duração e com supervisor diferente daquele da vez primeira. Da mesma forma, aprovado o relatório e apresentado em reunião do Grupo, o Analista em Formação receberá o título de Membro Associado do Instituto e da SBPGoiânia, após ter apresentado o seu pedido oficial.
E, assim, o processo convencional se encerra, porém, a formação em Psicanálise continua ad infinitum...